O início de uma jornada


Tive a sorte de ter trabalhado com escolas em várias funções por mais de uma década. Literalmente dezenas de escolas em toda a Austrália, incluindo escolas católicas, independentes e públicas em todos os níveis e tamanhos.

E existe uma semelhança gigantesca entre todos eles: gerenciar dados é um saco.

Agora, não me interpretem mal: eu acredito no poder dos dados. Quando estruturados corretamente e apresentados com lógica e significado, os dados são uma ferramenta inestimável não apenas para administrar uma escola com eficiência, mas também para melhorar os resultados para as pessoas. Mas…

Você precisa obter esses dados corretamente.

Ter experiência com vários sistemas de informação de gerenciamento (MIS - Management Information Systems) disponíveis me deu uma visão imensa de como as escolas utilizam o MIS escolhido. Muitos de fornecedores locais, construídos aqui na Austrália, e outros de fornecedores internacionais. Nenhum deles - pelo menos nenhum que eu tenha visto - tem o poder de tornar o gerenciamento de dados nas escolas fácil.

De acordo com minha experiência e com a experiência de meus colegas, esses sistemas de informações de gerenciamento podem ter uma boa interface, mas seus recursos de importação / exportação ou integração de dados não são ideais. Ou eles podem ter uma interface terrível e um modelo de dados moderadamente bom, mas têm uma licença muito severa o que impede de interagir com seus dados.

Então, em 2013, meu parceiro de negócios Josh e eu partimos para encontrar um grupo de geeks com ideias semelhantes que nos ajudasse a sacudir a forma como as escolas interagiam com seus dados, e nasceu o Intellischool.

A long and winding road ahead.
Uma estrada longa e sinuosa pela frente. Foto de Hugo Kruip no Unsplash.

Encontrando o time perfeito

Outra coisa que aprendi enquanto fazia consultoria para escolas era que muitos dos sistemas de informação gerencial em uso eram antigos. Tipo, muito velho. Eles haviam sido desenvolvidos ao longo de décadas e estavam sendo usados ​​como resgate para sua própria infraestrutura central desatualizada.

Nos dias de hoje, o desenvolvimento rápido e ágil é fundamental para o sucesso dos aplicativos. Josh e eu sabíamos que precisaríamos reunir uma equipe que pudesse contar com sua própria experiência e fazer contribuições valiosas para este pequeno projeto.

Entre nós dois, tínhamos algumas habilidades principais - Josh traz uma vasta experiência em arquitetura de dados e eu tinha considerável experiência em desenvolvimento de software e UI. Conversamos com amigos e vasculhamos nossas redes no LinkedIn para nos conectarmos com pessoas que pudessem nos ajudar com integração de dados, ciência de dados, modelagem estatística, inteligência de negócios e design de experiência do usuário.

Para nossa surpresa, conseguimos reunir uma pequena equipe de colegas e amigos (antigos e novos) com a combinação certa de habilidades para colocar nossa ideia em prática.

Entendendo o que precisa ser mudado

Enquanto a equipe estava se esforçando para começar em algo, todos nós sabíamos que precisávamos definir um escopo claro para nós mesmos. Entender o que estava faltando em nosso mercado-alvo era obviamente o melhor lugar para começar.

Como desenvolvedor, é sempre fácil dizer "Eu poderia fazer isso melhor" ao trabalhar com um software escrito por outra pessoa. No entanto, não é suficiente simplesmente dizer que “nosso produto é melhor que o seu” para incentivar a compreensão do usuário.

Para realmente entender o que precisava ser mudado, precisávamos conversar com educadores, administradores, alunos e pais/responsáveis.

E foi o que fizemos.

De nossa pesquisa, fomos capazes de identificar alguns temas comuns:

  • Professores e alunos, em geral, gostaram bastante das interfaces com as quais estavam trabalhando - geralmente um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem. Normalmente, eles podiam fazer quase tudo o que precisavam em uma única interface.
  • O pessoal não docente - na maioria das vezes - não gostavam das interfaces do softwares que estavam usando, mas gostavam da maneira como seus dados eram gerenciados em seu MIS específico. Também: “que nos forneça formulários eletrônicos que funcionem”.
  • Pais e responsáveis eram uma mistura. Para resumir, eles normalmente gostavam de seu portal escolar se fosse executado a partir de um LMS, mas não gostavam se fosse de um MIS.
  • A equipe de TI e os gerentes de negócios tinham uma reclamação comum a todas as pessoas com quem falamos: que é muito difícil integrar muitos de seus sistemas.
  • Os diretores e coordenadores de escola queriam ser capazes de impulsionar a melhoria a partir dos dados que possuem, mas não tinham os meios para fazer isso.

Desenvolvendo um conjunto de recursos básicos

Munidos com nossos temas de pesquisa, criamos um conjunto de recursos básicos que visava abordar as queixas das comunidades educacionais.

Antes mesmo de pensarmos em uma interface de usuário, sabíamos que precisávamos acertar a tecnologia de dados subjacente. Para que nosso produto seja diferente, ele deve:

  • Trabalhe em harmonia com os sistemas existentes, como um Sistema de Gestão de Aprendizagem;
  • Não forçar os educadores a uma mudança rápida e integrá-los aos Sistemas de Informação do Aluno / Sistemas de Informação de Gerenciamento para uma migração gradual se nosso produto foi planejado para ser usado como o MIS principal;
  • Pode ser usado como um hub de dados ou data warehouse para fins de integração; e
  • Fornece uma sobreposição analítica nos dados para resultados de consulta rápidos, permitindo a extração rápida de insights de dados e a geração de visualizações úteis.

Assim que tivéssemos uma plataforma de dados em conceito, poderíamos passar para nossos gurus de design de UI e UX para começar a desenvolver os conceitos.

Qual o próximo passo?

Com nossas ideias rabiscadas no maior quadro branco que pudemos encontrar em notação cuneiforme (nós, tipo geek, afinal, habilidades motoras finas não são nosso forte), tínhamos algo!

E assim, nossa jornada começou.

Similar posts

Want to know when we post new stuff?

We post about new products, enhancements, and partnerships on our blog. Be the first to know by subscribing.