Albitros

O que é visualização de dados, e por que isso é importante?


Visualização de dados é a representação de dados em um formato gráfico. Boas visualizações de dados são muito fáceis de entender, e devem imediatamente passar a mensagem ou a estória sobre os dados que estão sendo representados.

Nós seres humanos gostamos de visualizar dados e números em forma de gráficos porque  para nós fica mais fácil de interpretar. Facilita na identificação de padrões nos dados, então nós ficamos imediatamente mais engajados na estória que os dados estão nos contando.

Para escolas, visualização de dados é muito importante porque disponibiliza para professores, estudantes e pais uma maneira fácil de usar uma quantidade enorme de dados que as escolas acumulam. Visualizações podem tranformar dados em dicas acionáveis para todos.

Porque visualizar dados em escolas?

Visualização de dados em escolas ajuda a entender uma enorme quantidade de dados. Se você precisa de informações sobre presença do aluno, resultados acadêmicos, crescimento, ou progressão, muitas vezes essas informações são extraídas de uma enorme quantidade de dados. Visualizar estes dados pode tornar uma simples tabela com milhares de linhas entediantes em uma representação gráfica bonita, dinâmico e interessante que nos passa a mensagem. O que seria mais atrativo para você?

Um bom exemplo é essa visualização da presença de um aluno que foi extraída de um dos produtos da Intellischool, Albitros.

Student attendance heatmap data visualisation

Este gráfico nos conta uma estória logo que batemos o olho: o aluno em questão regularmente falta às aulas de Estudo em Grupo (Study Group), como esta ilustrado pelas ausências repetidas ou parciais.

Análises de aprendizagem para escolas provê aos professores, dados gráficos que os ajudam a interpretar, analisar, e em alguns casos, prever comportamento e desenvolvimento dos estudantes - informando-os quando uma intervenção é necessária.

 

Porque visualização de dados é importante?

Quando se trata de Análise de aprendizagem, o potencial da visualização de dados é ilimitado em suas aplicações. Alguns exemplos de como as escolas estão usando visualização de dados incluem:

  • Entendendo e melhorando o engajamento do estudante; 
  • Identificar estudantes em risco;
  • Comparação cruzada entre diferentes tipos de dados;
  • Mensurar e gerenciar quantidade de tarefas - para ambos estudantes e professores;
  • Encorajar feedback consistente e periodico, e muito mais.

Escolas colectam uma quantidade gigantesca de dados todos os dias. Interpretar cada dado coletado sem uma visualização de dados é uma tarefa imensurável - e muitas vezes alguns sinais presentes nesses dados são ignorados como resultado. Visualização de dados resolve este problema para professores e estudantes igualmente.

 

Quais são os beneficios da visualização de dados?

Você deve ter ouvido o termo "literacia de dados" e "tomada de decisções guiada por dados". Isso pode soar estranho, mas possuem significados incrivelmente relevantes: simplesmente significa que você pode tomar decisões baseadas nos dados, ao invés de ter que advinhar.

Representações gráficas - ao invés de milhares (ou até milhões) de colunas e linhas - ajudam professores, educadores e estudantes a tomar uma decisão bem informada.

 

"Data has a better idea" by Franki Chamaki on Unsplash

"Data has a better idea" por Franki Chamaki no Unsplash

 

Princípios de uma boa visualização de dados?

"Existem dois objetivos quando apresentamos dados: contar uma estória e estabelecer credibilidade."
- Edward Tufte

Shachee Swadia eloquentemente escreveu um artigo para Towards Data Science  que mostra cinco princípios chave para criar uma visualização competente:

  1. Contar a verdade - informar sua audiênciain , não influencia-la;
  2. Conheça sua audiencia - mostre o que você tem de uma maneira que eles queiram ver;
  3. Escolha o gráfico correto - o gráfico correto irá ressaltar a informação, o incorreto irá esconder intuições importantes.
  4. Enfatize os fatos mais importantes - omitir o insignificante e ressaltar o essencial; e
  5. O formulário deve seguir funcionalidades - o objevetivo da visualização de dados são as intuições, não imagens.

 

Como eu consigo visualizar dados na minha escola?

Dá uma olhada no Albitros, ferramenta avançada de análises da Intellischool designada especificamente para escolas do ensino fundamental ao ensino médio. Albitros disponibiliza uma suite pré pronta, fácil de interpretar e com acesso imediato aos gráficos para escolas.

Similar posts

Want to know when we post new stuff?

We post about new products, enhancements, and partnerships on our blog. Be the first to know by subscribing.