Análise de Dados

Como professores podem usar análise de dados para melhorar o ensino


Com o novo ano letivo se aproximando rapidamente, os professores em breve estarão voltando sua atenção para o planejamento. Com currículos densos, turmas cheias e a perspectiva de fechamento imediato das escolas, há muito a se considerar... mas quando se trata de análise escolar, por onde começar? Como professor de inglês, que virou Analista, quero dar a você minhas cinco abordagens para usar a análise de dados enquanto você revisa seu material instrucional.

As sugestões a seguir estão ordenadas pela época do ano em que você pode usá-las, começando com o início do ano letivo. Como um funil, as primeiras sugestões analisam os dados que transmitem informações sobre longos períodos de tempo e terminamos com dados úteis para a tomada de decisões de curto prazo.

 

Durante as féridas de verão

Conhecendo suas classes

Além de todas as informações de transição que você recebeu sobre seus alunos com necessidades específicas, gostaria de ter uma noção dos pontos fortes e dos desafios da classe para que meus materiais instrucionais iniciais sejam mais adequados para atendê-los onde estão.

Vou usar os testes padronizados mais utilizados na Australia como exemplo. Começando pelo NAPLAN e, em seguida, passando para ACER ou Allwell (dependendo se sua escola executa esses testes), eu gostaria de entender os níveis de alfabetização e numeracia da minha turma. Como a turma se compara à sua coorte de nível anual? Como sua taxa de crescimento em relação a cada Domínio dentro de Alfabetização e Numeracia se compara à taxa de crescimento do Estado?

Chart showing a class performance in NAPLAN

Os professores do ensino primário podem dar um passo adiante e analisar as mesmas métricas para informações de vertentes específicas - a leitura é um bom exemplo disso. O que o NAPLAN nos diz sobre a proficiência em leitura de um aluno será um pano de fundo útil para as informações mais em tempo real coletadas em outras avaliações. Ter um registro de leitura de fácil acesso e rastreado longitudinalmente, principalmente quando comparado a outros resultados (fotos abaixo), fornece uma ótima visão dos pontos de crescimento e desafio para seus alunos.

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Para professores de inglês e matemática, eu daria um passo adiante e examinaria o NAPLAN e seus testes PAT para as perguntas em cada vertente em que os alunos normalmente se desprendem. Uma abordagem comum usada para esse tipo de análise é o gráfico de Guttman e a análise da zona de desenvolvimento proximal de cada aluno. Knowing the exact NAPLAN and PAT questions where your students began to struggle can give you a crystal clear indication of their capability.

Essas duas atividades devem ajudá-lo a responder a perguntas sobre se sua primeira unidade de trabalho deve começar com maior foco nas definições ou incluir uma revisão dos materiais que sustentam o currículo que você precisa cobrir.

 

Minha matéria

Ainda no ano pré-escolar, gostaria de saber quem dos meus novos alunos gosta da minha matéria (e potencialmente quem não gosta...), quem se destacou e quem pode precisar de apoio. Ver os resultados da minha turma para minha Área de Aprendizagem ao longo do tempo certamente será útil, mas também gostaria de ter uma visão clara de:

  1. Quem exigiu tarefas modificadas e como elas foram modificadas?
  2. Até que ponto as vertentes curriculares que abordarei neste semestre foram estruturadas ou já foram abordadas? O que uma análise de desempenho em relação às vertentes curriculares pode me dizer sobre por onde começar meus materiais instrucionais e o que pode ser ignorado ou simplesmente revisado?

 

Durante o ano letivo

Planejamento de férias


As escolas de maio complementarão as avaliações do NAPLAN com uma série de testes PAT ou o teste Allwell. Os resultados do NAPLAN são menos úteis se você estiver ensinando no 4º ou 6º ano ou se tiver alunos do 8º ou 10º ano, esses resultados agora são datados, de modo que os resultados dos testes PAT ou Allwell se tornam um contraponto útil. Essas avaliações externas medem a aptidão em vez de o desempenho em relação a um currículo, portanto, provavelmente não há necessidade de repensar radicalmente o que você planejou para o próximo período. Eles, no entanto, fornecem mais evidências de se a capacidade de um aluno e seu desempenho se alinham.

 

Tarefa: avaliação formativa

Na minha experiência, esses são os dados mais críticos para informar as mudanças que precisamos fazer em nosso material instrucional. A avaliação formativa é uma segunda natureza para os professores do ensino fundamental e médio, portanto, reconhecendo o considerável tempo e a experiência necessários para isso, permanecerei no meu caminho e restringirei os comentários à análise!

Seu Learning Management System e provedores de conteúdo externos, como Edrolo, Education Perfect e Essential Assessment, têm a capacidade de avaliar os alunos em relação ao currículo em pontos de sua escolha. Tarefas avaliadas objetivamente, ou seja, questionários ou perguntas de múltipla escolha, que não exigem julgamento do professor (e, portanto, não exigem tempo de avaliação) podem ser um teste decisivo para a medida em que uma aula é:

  1. engajamento como conteúdo curricular.
  2. compreender o conteúdo e responder de forma adequada à tarefa.

Ver todos esses dados em um só lugar à medida que ocorrem em tempo real, principalmente quando os alunos estão se preparando para uma avaliação importante, fornece um instantâneo de qual material foi bem recebido e o que precisa ser corrigido.

Visto em retrospecto, uma comparação dos resultados da avaliação formativa com os resultados da avaliação somativa também o ajudará a determinar quais das tarefas preparatórias que você definiu devem ser mantidas para a próxima vez que a unidade de trabalho for concluída.

 

Avaliação do impacto

A sugestão final que tenho diz respeito à minha área de paixão - usar a tecnologia para tornar explícitas as conexões entre nossas práticas de avaliação e as estruturas curriculares que sustentam nossos materiais instrucionais. Aqui, a tecnologia tem um papel prático a desempenhar, pois o critério individual em suas rubricas de avaliação pode ser vinculado a códigos curriculares. Se a sua escola segue o Currículo de um determinado estado, o Programa de um outro estado ou o Currículo Nacional, ter critérios de rubricas vinculados dessa forma permite a análise do desempenho e crescimento do aluno por Faixa de Área de Aprendizagem.

O que eu gosto sobre isso é que a avaliação somativa, quando feita dessa maneira, pode ser tanto uma medida de desempenho quanto uma medida de progresso em relação ao currículo. Além do grau de desempenho, essa abordagem tem o potencial de:

  1. Fornecer ao professor e ao aluno uma indicação clara do crescimento das habilidades ao logo do tempo (escrevi mais sobre como a  análise pode ajudar a melhorar a agência do aluno). 
  2. dar igual importância à avaliação do impacto do ensino na progressão quanto ao desempenho de um aluno em relação aos objetivos.

 

Para concluir, quero apontar algumas coisas (provavelmente óbvias). Esta lista está longe de ser exaustiva é a primeira. A segunda é que, embora toda essa análise seja possível sem um software de análise de dados, provavelmente está fora de alcance sem uma solução como Albitros. Nós automatizamos a coleta, cálculos e visualizações necessários para realizar as atividades descritas acima.

Se você estiver fazendo isso manualmente, por que não entrar em contato para uma demo?

 

Capa por Jess Bailey on Unsplash.

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